Circuito Cervejeiro de Pinheiros

Circuito Cervejeiro de Pinheiros

Pinheiros se tornou a “meca” dos bares e empórios paulistas que oferecem cervejas artesanais e as que se convencionou chamar de “especiais” (importadas ou nacionais). A invasão artesanal no bairro começou com o Empório Alto de Pinheiros e com os já extintos Melograno e Anhanguera (ambos na Vila Madalena) e se firmou na região com a inaguração da Cervejaria Nacional e do BrewDog Bar e de tantas outras casas, formando um verdadeiro circuito.

Sim, a proximidade é tamanha, que é possível visitar vários desses bares no mesmo dia. Circular por alguns deles a pé em um dia iluminado, sem pressa, é um passeio muito agradável pelas ruas do bairro. Beber exige moderação e responsabilidade, então nada de conduzir carro ou bicicleta depois de beber, pessoal! Opte pela caminhada ou pelos transportes públicos que são abundantes no bairro.

A seleção abaixo está em ordem alfabética e inclui apenas os bares que já fizemos pelo menos uma visita.

Aé Sagarana
https://www.facebook.com/emporiosagarana
Rua Aspicuelta 268, Vila Madalena.
Horários: de terça a sexta à partir das 17h, sábado e domingo à partir das 12h*

Cervejas artesanais brasileiras e estrangeiras. Ambiente rústico e jovial, perfeito para os dias de verão. Logo na frente fica o Empório Sagarana, que vende cervejas nacionais e importadas para você levar para casa ou para tomar ali mesmo (mas não serve comida). No Aé Sagarana você pode comer hambúrgueres com queijo canastra, sanduíchinhos de pão de queijo e outras porções criativas e gostosas.

BrewDog Bar
https://www.facebook.com/brewdogsaopaulo
Rua dos Coropés, 41, Pinheiros, São Paulo
Horários: segunda a sexta a partir das 18h, sábado a partir das 14h e domingo a partir das 15h*

A versão brasileira do bar da famosa cervejaria escocesa está sempre cheia dos apreciadores de cervejas “radicais”. Além das variedades da BrewDog, as torneiras do bar também recebem cervejas nacionais convidadas. O bar também é famoso por seus eventos de final de semana, como o BrewDog Weekend e o Bar-Beer-Cue, que reúnem música, boa comida e cerveja (claro!).

Cervejaria Nacional
http://www.cervejarianacional.com.br
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros, São Paulo

Horários de funcionamento
2ª a 4ª feira: a partir das 17h
quinta a sábado: a partir das 12h e domingo a partir das 13h *

A cerveja é feita no próprio local; os tanques estão logo na entrada do prédio. Durante o dia, casais, turmas de amigos e famílias aproveitam para almoçar e tomar as cervejas da casa. À noite o ambiente é tomado por música ao vivo e muitas comemorações. A cervejaria costuma lançar cervejas sazonais com parceiros do mundo cervejeiro e mantém cinco cervejas fixas: Y-Iara (pilsen), Domina (trigo), Kurupira (brown ale), Mula (IPA) e Sa’si (stout).

Choperia São Paulo
https://www.facebook.com/choperiaSP
Rua dos Pinheiros, 315
Horário de funcionamento: todos os dias a partir das 12h*

Uma das mais novas casas do bairro tem tudo pra se tornar sucesso entre os cervejeiros: vinte torneiras com as melhores cervejas paulistanas (entre elas criações da cervejaria Júpiter, que também é sócia do espaço), comida e clima descontraído. Entre as novidades, os os drinks na pressão, como o Fernandão. Almoço executivo todos os dias, com versão vegetariana.

DeBruer
https://www.facebook.com/DeBruer
Endereço: Rua Girassol, 825, Vila Madalena

Horário de funcionamento: de terça a sábado a partir das 18h (a loja abre as 15h) e domingo a partir das 12h *

Localizado em um canto tranquilo da Vila Madalena, trabalha com rótulos artesanais brasileiros, a maioria em garrafa, mas sempre tem algumas novidade nas seis torneiras. Aproveite para experimentar a comida de primeira: porções, hambúrgueres (entre eles uma opção vegetariana) e a deliciosa costelinha da casa que já fez fama entre os frequentadores.

Delirium Café
http://www.deliriumcafesp.com.br
Rua Ferreira de Araújo, 589 – Pinheiros, São Paulo/SP
Horários: Segunda a sexta a partir das 18h; Sábado e domingo a partir das 14h (a loja abre de segunda a sexta a partir das 13h e aos sábado e domingos a partir das 14h)*

Vinte e quatro torneiras com o que há de melhor entre as cervejas especiais brasileiras e do mundo, além, é claro, a famosa cerveja Delirium Tremens. O salão é grande e ainda conta com uma área externa perfeita para reunir os amigos e festejar.

Empório Alto dos Pinheiros (EAP)
www.altodospinheiros.com.br
R. Vupabussu, 305 – Pinheiros
Horário: de segunda a domingo a partir das 12h*

Para quem está procurando cerveja de todo o mundo, este é o lugar. São 33 torneiras e mais de 700 rótulos à disposição do apreciador disposto a experimentar. Serve almoço executivo de segunda a sexta e recebe inúmeros lançamentos de cervejas, sempre muito concorridos.

São Paulo Tap House (SPTH)
http://www.spth.com.br
Rua Girassol, 340 Vila Madalena
Horários: de terça a sexta a partir das 18h e sábado e domingo a partir das 12h *

A casa inaugurada no final de 2015 oferece 40 opções de cervejas artesanais brasileiras em suas torneiras. Para acompanhar, petiscos tradicionais, como o bolovo, e dadinhos de tapioca. Fique de olho nos eventos, a casa já abrigou lançamentos com a presença dos mestres cervejeiros para um bate-papo com os frequentadores.

* Os horários podem variar, confirme sempre no site ou fanpage do estabelecimento.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>